sexta-feira, 4 de maio de 2012

Filosofia e Ciência:uma origem comum e um destino de separação

No momento de origem da filosofia,na antiguidade grega,não havia distinções entre filosofia e ciência.Filosofia era considerada um conjunto de todos os conhecimentos :físicos e metafísicos .A leitura dos textos de Aristóteles,por exemplo,mostra que este autor escreveu sobre a alma e a natureza ,sem diferenciar os campos de conhecimentos de científicos e filosóficos como fazemos atualmente.
O saber filosófico contemplava enorme diversidade  de conhecimentos, uma vez que os primeiros filósofos se questionavam sobre questões relativas aos campos de hoje são identificados como Matemática,Biologia,Física,Lógica,Música,Teatro,Astronomia,Política e Ética.
O Mundo a ser compreendido abarcava questões em torno de dois grandes temas:o homem e a natureza.E como não havia acúmulo de conhecimentos associados a nenhum dos temas,a Filosofia foi se constituindo como um campo amplo de perguntas e respostas sobre o mundo natural e o mundo humano.
Essa Abordagem ampla da filosofia preservou-se,ate o período medieval,quando a Teologia se constitui  como um campo de estudo sobre deus e sobre a fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário